Crise no poker online: Minha opinião

A grande maioria de vocês já deve estar mais que por dentro dos acontecimentos da última Sexta, quando o FBI e o DoJ desativaram os domínios .com do Pokerstars, Full Tilt, Absolute e Ultimate Bet, indiciando onze pessoas por lavagem de dinheiro, fraude bancária e apostas ilegais.



Os sites indiciados já se pronunciaram, dizendo que fora dos EUA tudo continua como antes. Como agir, então, diante deste quadro sombrio?

Na minha opinião pessoal, eu faria o seguinte se fosse jogador regular destes sites (não o era, e fiz saques de tudo o que tinha assim que soube da notícia):

Pokerstars - risco: baixo

É o maior site, com uma distribuição internacional mais homogênea. Perdeu cerca de 25% do tráfego no final de semana e baixou o valor de alguns torneios garantidos. Dos três indiciados, me parece disparado o mais apto a contornar a crise.

Os jogos, segundo consta, estão muito mais fáceis após o banimento dos americanos; neste caso, se eu fosse regular, manteria somente a parte necessária do meu bankroll para jogar meu limite e sacaria o excedente (pelo menos metade) para o NETeller, que não atende jogadores americanos há muito tempo. Considero, aliás, essa medida salutar em qualquer caso, mesmo se não houvesse a crise.

Full Tilt - risco: médio

Esse é o ponto mais polêmico. Muita gente diz que o Full Tilt é tão sólido quanto o Pokerstars, mas a verdade é que o site perdeu 48% do tráfego neste final de semana.

Não acho que o futuro seja tão sombrio como diz o Alex Dreyfus, dono do Chili Poker, neste post (em francês e inglês), mas eu ponderaria bastante se o risco vale à pena e se não seria o caso de mudar de site.

Cereus (Absolute Poker/Ultimate Bet) - risco: altíssimo

A Cereus é uma empresa com enorme histórico de escândalos e trapaças envolvendo seus clientes, o que já a tornava totalmente indigna de confiança. Some-se a isso a queda de 39% do tráfego e a atitude da empresa em manter os jogadores americanos e você percebe que está sentado em um barril de pólvora.

Minha sugestão, neste caso, é sacar TODOS os fundos o mais rápido possível (apesar de ter lido no 2+2 que os saques e transferências já estão suspensos nessa rede) e rezar.

Merge, Bodog, Cake Poker, Everleaf - risco: muito alto

Estes sites ainda não foram indiciados pelo Departamento de Justiça americano, mas como também atendem jogadores americanos, não duvido que o sejam num futuro muito breve. Acho que é o momento de sacar todos os fundos enquanto o indiciamento não ocorre.

Onde jogar poker online, então?


Qualquer site que não atende jogadores dos EUA desde 2006 está fora da mira do Departamento de Justiça.  Party Poker, redes iPoker e Ongame possuem bom tráfego e podem ser alternativas durante a turbulência.

Bom, essa é a minha posição a respeito do ocorrido. Gostaria muito de receber o feedback de vocês nos comentários.

Abraços e bom jogo a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário